A nova cerveja é feita com lúpulo e cevada maltada de produção local, o que de quebra incentiva a produção agrícola em Santa Catarina.
A primeira cerveja produzida com ingredientes 100% catarinenses já está no mercado. Trata-se de uma parceria entre a Ambev (ABEV3), a cervejaria Lohn Bier e o governo do Estado de Santa Catarina.
A nova cerveja, a “Toda Nossa”, é feita com lúpulo e cevada maltada de produção local, o que de quebra incentiva a produção agrícola no Estado.
O projeto, encabeçado pela Ambev junto aos produtores rurais locais, conta com o investimento de R$ 5 milhões da Secretaria de Estado da Agricultura, em que os produtores receberão uma subvenção de R$ 250 por hectare efetivamente plantado com cereais de inverno, em um limite de 10 hectares por agricultor.
A intenção é ampliar em 20 mil hectares a área cultivada em todo o estado na safra 2020/2021.
A Ambev possui um viveiro de lúpulo em Lages, na serra catarinense, com capacidade de produção de 60 mil mudas por ano, que são doadas a agricultores familiares da região.
A maior cervejaria do Brasil também pretende incentivar também o cultivo de cevada em Santa Catarina. Hoje, a empresa fornece a semente e possui contratos de venda garantida para o produtor, porém a área plantada ainda é menor do que o necessário para abastecer a fábrica.
A intenção é criar um campo experimental para a produção do cereal, da mesma forma que foi feita com o lúpulo.
“Inovação é coisa nossa”
Lançamento da cerveja feita com 100% de ingredientes locais é mais um tiro certo estratégico da Ambev, segundo analistas.
Atualmente, a área cultivada de cevada, grão utilizado na fabricação de cervejas, em Santa Catarina é de 492 hectares, concentrados na região de Campos Novos e Joaçaba.
Segundo o consultor de projetos especiais da Ambev, Felipe Sommer, a companhia absorveria a produção equivalente a 20 mil hectares de cevada plantados no Estado.
Na visão de analistas de mercado, o lançamento da cerveja feita com 100% de ingredientes locais é mais um tiro certo estratégico, conforme relatório obtido.
“Embora esperemos que esta nova marca tenha apenas uma contribuição marginal para os volumes totais, acreditamos que este anúncio está em linha com a estratégia de inovação da Ambev “, comentam os analistas Leandro Fontanesi, do Bradesco BBI, e Ricardo França, da Ágora Investimentos.
Nos últimos anos, a Ambev lançou várias marcas regionais utilizando produtos locais, o que em alguns casos permite à Ambev obter benefícios fiscais, relembra a dupla de especialistas.
Veja a seguir a recomendação da Ágora Investimentos:
Empresa | Código | Recomendação | Preço-alvo (R$) |
Ambev | ABEV3 | Compra | 21 |
Fonte: Money Times