Wall Street faz Ibovespa reduzir alta com virada e dólar segue em forte queda a R$ 5,08

Ibovespa

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (14), mas se afasta das máximas devido à perda de força de Wall Street, com os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registrando leves perdas e ganhos após baterem recordes mais cedo. O otimismo vinha das sinalizações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que fala na Câmara de Representantes, e indica que vai demorar ainda para o Fed alterar sua política monetária ultra expansionista.

As declarações preparadas por Powell apontam que a inflação aumentou notavelmente e provavelmente permanecerá elevada nos próximos meses antes de se moderar, mas o banco central dos EUA compreende que os aumentos de preços, apesar das preocupações que estão levantando sobre a inflação desancorada, estão ligados à reabertura da economia e serão passageiros.

Segundo Lucas Monteiro, trader de multimercados da Quantitas, hoje a Bolsa acompanha mais o desempenho dos mercados internacionais depois do benchmark da B3 ter subido ontem com as alterações no projeto de Imposto de Renda na reforma tributária. “É até normal uma correção depois do desempenho dos últimos dias”, avalia.

Ainda no radar, os investidores refletem indicadores como o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que frustrou expectativas e caiu 0,43% em maio ante abril. Esperava-se crescimento de 1%. Por outro lado, o indicador para abril ante março foi revisado de uma alta de 0,44% para outra maior, de 0,85%. Vale lembrar que o IBC-Br é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Também foi divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA, que avançou 1% em junho, acima dos 0,6% estimados pelos economistas. Em 12 meses, a inflação ao produtor está em 7,3%. O número vem depois da alta do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) acima do esperado ontem: 0,9% em junho ante maio e 5,4% na base anual.

Nos EUA será divulgado ainda o Livro Bege do Fed às 15h (horário de Brasília).

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre as mudanças na parte da reforma tributária que trata do Imposto de Renda e sobre as perspectivas do governo para a economia. Guedes também comentou sobre reduzir taxas de importação, algo que acabou provocando quedas entre as ações de siderúrgicas, pois o setor de aço brasileiro conta com sobretaxa de importação.

“Somos liberais-democratas. Se os impostos subiram de 18% para 36% ao longo dos últimos 40 anos, nossa ideia é baixar isso para pelo menos 25% do PIB”, disse Guedes.

Fonte: Infomoney

Posts Relacionados

Deixe um comentário